quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Prazer de estudar "Turismo"

Estudar  sempre foi importante, mas na minha visão estudar pode e deve ser algo prazeroso.
Estudar Turismo me fez descobrir novos conhecimentos, novas visões, opiniões, me fez enxergar novas rotas e caminhos para um futuro melhor.
Para mim estudar é muito mais do que tirar uma nota dez ou de retirar um diploma, estudando turismo eu aprendi a me socializar, debater, criticar, descobrir, aprender e ensinar.
O meu prazer de estudar também está ligado ao meu prazer de viver porque enquanto estudante de turismo eu fiz viagens da qual eu adquiri conhecimentos, me diverti, conheci novos lugares,  culturas diferentes, participei de eventos, pratiquei muito a comensalidade (adoro) e principalmente a hospitalidade, o acolher bem que é tão importante tanto nos meios de hospedagem, na vida profissional mas também na vida pessoal, a hospitalidade nos faz pessoas melhores e mais humanas.
Tenho em mente que nunca é tarde para estudar e que devemos sempre procurar saber mais, pois aprender nunca é demais. O conhecimento me faz uma pessoa melhor.

ESTUDAR ME FAZ FELIZ!

Meus Momentos Unicid

 Uma das fases mais importantes em minha vida com certeza é a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).
A primeira faculdade é um marco na vida de qualquer pessoa e a minha primeira experiência como universitária foi vivida prazerosamente na Unicid, universidade que meu deu o retorno daquilo que eu esperava estudar do curso de turismo.
Durante dois anos eu fiz amizades que vão além das catracas da Unicid, estudei com professores profissionais e alguns professores especiais que conseguiram transmitir não somente a matéria acadêmica mas também lições de vida, a Unicid é uma Universidade que não tem preconceitos portanto a convivência com professores e alunos que possuem algum tipo de deficiência é super natural, o respeito e a hospitalidade são duas palavras que se encaixam perfeitamente nessa Universidade.
Pratiquei bastante a comensalidade nas lanchonetes que a Unicid possui ( o salgado de quatro queijos é o meu preferido) rs, adquiri o hábito de ler com a professora Carla e confesso que hoje faço isso por prazer e não por obrigação, em alguns momentos achei que o tempo passa rápido e em outros achava que estava demorando e agora vejo que está chegando ao fim. Fim de uma etapa importante em minha vida que me despertou mais interesse ainda em estudar.
Meus momentos Unicid são momentos  bem vividos, momentos que registrei tirando fotos e momentos que guardo na memória.
       Sala de Aula nº 002 Bloco Alfa - Alunas de Turismo                            

Segmentação Turística


 Segmentação Turística são as várias práticas de turismo que podem ser realizadas por uma pessoa,  uma vez que as pessoas são diferentes e viajam por diferentes motivos. As segmentações de turismo em um determinado destino são importantes porque somam um conjunto de atrativos que podem ser oferecidos aos visitantes, garantido assim o fluxo turístico e a permanência das pessoas nesse determinado destino.
Vou citar e ilustrar aqui alguns dos segmentos de turismo praticados por mim rs.

Turismo Naútico:  Caracteriza-se pela utilização de embarcações naúticas como finalidade da movimentação turística.



Turismo Naútico -Passeio de Escuna em Ubatuba
Turismo Religioso: Está ligado profundamente a fé e acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos.
Turismo Religioso - Catedral da Sé
Turismo Gastronômico: A gastronomia prove a busca pelas delícias produzidas e acaba gerando visitação a lugares pelo fato deste possuírem uma identidade gastronômica como diferencial. A degustação de alimentos & bebidas típicas possibilita interação do visitante com a cultural local, evidenciando a importância cada vez maior que a gastronomia está assumindo para o turismo, principalmente no que diz respeito aos restaurantes especializados em comidas típicas.

Turismo Gastronômico:Restaurante Mocotó

Turismo Sol e Mar: Constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença de água, sol e calor.

Ecoturismo: È a prática de turismo de lazer, esportivo ou educacional, em áreas naturais que se utiliza de forma sustentável incentivando a sua conservação, promove a formação de consciência ambientalista e garante o bem estar das populações envolvidas.
Ecoturismo - Trilha em Ubatuba










Turismo Sol e Mar - Ubatuba









                                                                                  






Paisagens Naturais e Artificiais

No 3º semestre estudei um dos assuntos que mais gosto no Turismo: "Paisagens"
   Paisagem é tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a porção visível do espaço geográfico constituída por elementos naturais e artificiais. A paisagem é um elemento imprescindível e responsável pelo desenvolvimento da atividade turística e também um fator decisório para uma viagem.
   O turismo depende da visão e o turista em muitas vezes é um colecionador de paisagens.

Paisagem Natural
È a paisagem onde predomina o conjunto de elementos da natureza (rios, lagos, praias, morros, serras, planícies, matas etc).


Corredeira na cidade de Tapiraí
Paisagem Artificial
È a paisagem onde predomina o conjunto dos elementos humanos, ou seja é aquilo que é construído pelo homem ( edifícios, casas, estradas, viadutos etc).

Pateo do Colegio em São Paulo  


Catedral da Sé, considerada um símbolo marcante na cidade de SP




Práticas Profissionais

Atividades realizadas por mim como Prática Profissional:

  • Palestra- Tema: Vivências Hedonistas, Considerações sobre Ètica e Postura Profissional na prestação de Serviços de Lazer  - Palestrante: Profº Luiz Gonzaga Godoi Trigo;
  • Visita Técnica à Sala São Paulo;
  • AACC Roteiro Gastronômico - Atividade Complementar realizada juntamente com o Profº Maurício cujo objetivo foi o desenvolvimento do Roteiro Gastronômico no bairro do Bixiga em SP;
  • Feira de Profissões no Colégio Astolfo Araújo em SP.